quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sinto-me revoltada!

Eu sou daquelas pessoas que adora o Natal! Não ligo nenhuma à passagem de ano, nem à Páscoa, mas o Natal para mim é aquela festividade sagrada!
As melhores recordações que tenho da minha infância são as festas de Natal passadas cá em casa com a família toda! Primeiro enfeites! Fazer a árvore de Natal, o arranjo caprichado da minha mãe para a lareira e mais um arranjos para espalhar cá pela casa! Uma vez, eu e a minha sis fizemos uma árvore de Natal em miniatura com umas pinhas que ficou um mimo! Sinto saudades do entusiasmo e energia da minha mãe! Ela tem imenso jeito para este tipo de trabalhos manuais! Adorava ter a cozinha cheia de tralha e o cheiro a cola de silicone enquanto fazíamos os enfeites! Agora quase que é preciso obrigá-la a fazer a árvore e o arranjo para a lareira (que para mim é o enfeite mais importante)!
Nos dias antes do Natal lá me queixava de ter que passar os dias na cozinha a partir frutos secos e fazer mil e uma sobremesas e afins! Mas depois tudo valia a pena..ter a casa cheia de gente e criançada, a lareira acesa, toda a gente a falar ao mesmo tempo... e depois a altura do Pai Natal! Isso é que era um abrir prendas! lembro-me perfeitamente que descobri quando o Pai Natal não existia "Ai o Pai Natal tem uns sapatos iguais aos da tia Susana! Ohh o Pai Natal é a tia Susana!"
Acho que estas festas em minha casa acabaram quando a minha mãe esteve doente e quando a família cresceu e cresceu e deixou de haver espaço para toda a gente pernoitar... a partir daí o Natal não foi o mesmo...
Quando entrei para a faculdade deixei de ter tempo para ajudar a minha mãe nos enfeites e cozinhados e o Natal deixou de ter aquele significado especial! Adorava passar tardes a embrulhar presentes e a fazer laços todos pipis com ráfia e afins...
Conclusão: agora, depois de seis anos, terminei a faculdade e supostamente poderia ter este Mega Natal de volta! Enfeites, prendas, bolos, festas e casa cheia!
Mas...não! Revolta! A crise decidiu chegar em força logo este ano! Prendas só dos pais e avós! Um Natal sem prendas não é Natal! Além disso, a crise chegou à cabeça dos que não têm crise!!! A culpa é da comunicação social que de tanto falar de crise deixa uma pessoa deprimida! E claro está que mesmo aqueles que não sentiram muito a crise, por ouvirem os outros falar de crise dizem "ai isto está mesmo muito mal! Toca a poupar!"
Vou sentir falta dos reportórios e queixumes da minha mãe "ai o que vou oferecer à tua tia? não me ajudam a comprar prendas nenhumas! Vá dêem ideias que não posso pensar em tudo!" lool
Mas acima de tudo sinto falta da genica, energia e animação da minha mãe para estas coisas! Então mãe para onde foi toda essa energia? Talvez, talvez com os netos ela volte!
Contudo, sei que este Natal, apesar da festa não ser em minha casa, vai ser muito feliz, pois com a vinda dos meus tios do Canadá, toda a família vai estar reunida!
Além disso, vou passar das queixas à acção e espevitar a minha mãe!!! Toca a enfeitar a casa e enfiarmo-nos na cozinha! Prendas são poucas, mas caprichadas e é sempre melhor que nada!
Família junta, saúde e alegria tornarão este Natal memorável!!

M*

ps: Mãe vai pensando na tua prenda e ai de ti que me digas que não queres nada! Carol também podes ir pensando!

Sem comentários:

Enviar um comentário